quarta-feira, 28 de julho de 2010

CONCURSO CM PETRÓPOLIS - TAQUÍGRAFO



Segue abaixo a transcrição da notícia sobre o referido concurso, publicada no site da taquibrás. Quem se interessar no concurso, e quiser trocar informações sobre as matérias do edital ou coisa parecida, favor postar nos comentários.


Estão abertas inscrições para preenchimento de duas vagas para Redator de Sessões na Câmara Municipal de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro.
Órgão gestor do concurso: Fundação Dom Cintra (www.domcintra.org.br).
Inscrições pela internet: de 21 de julho a 8 de setembro de 2010;
Requisito: Certificado de Conclusão de Curso de Ensino Superior, em qualquer área, e Curso de Técnico de Estenografia ou Taquigrafia, fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Prova objetiva: Compreensão e estruturação de textos. Coesão e coerência textual. Textos dissertativos, narrativos e descritivos. Semântica: sinonímia, antonímia e polissemia. Vocábulos homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Sentido figurado. Sistema ortográfico em vigor: emprego das letras e acentuação gráfica. Formação de palavras: prefixos e sufixos. Flexão nominal de gênero e número. Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Emprego dos modos e tempos verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do pronome relativo. Emprego das conjunções e das preposições. Sintaxe de colocação. Colocação pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento da crase. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Os constituintes da oração. As orações na construção do período. Nexos semânticos e sintáticos na construção do período. Emprego dos sinais de pontuação. Redação oficial e administrativa.
E mais: Raciocínio Lógico; Lei Orgânica Municipal; Regimento Interno da Câmara Municipal; Conhecimentos de Informática; Conhecimentos Específicos. Prova de Títulos.
Atribuições específicas:
− acompanhar as sessões plenárias identificando oradores, que podem ser através de sinais abreviados e simplificados, atuando manualmente ou operando máquina própria, para produzir com rapidez os conteúdos verbais solicitados;
− acompanhar as sessões plenárias identificando oradores, transcrevendo as falas em sinais abreviados e simplificados, atuando manualmente ou operando máquina própria, para produzir com rapidez os conteúdos verbais solicitados;
− traduzir os símbolos anotados ou transmitidos por outros meios, para transcrever textos taquigrafados, escritos ou gravados em ditafone;
− converter falas em texto simultaneamente, mantendo a fidedignidade do relato;
− organizar o arquivo dos textos taquigrafados, utilizando método próprio, para possibilitar consultas futuras;
− executar outras atribuições afins.
Jornada de trabalho: 30 horas semanais
Remuneração: R$ 3.738,97 (três mil e setecentos e trinta e oito reais e noventa e sete centavos).
O edital é omisso quanto à realização de prova técnica de taquigrafia!


OBS:

1. Gostaria de registrar a admiração que tenho pelos professores Paulo Xavier e Waldir Cury, que sempre têm se posicionado em defesa da taquigrafia, e mais uma vez o fazem em relação a este certame. Cabe a nós, meros concurseiros, endossarmos os questionamentos já feitos à organizadora do concurso (visitem o site da taquibrás e leiam os textos relacionados).

2. Creio que uma maneira de externarmos nossa indignação ao presente fato é, com cada um de nós, enviando um email à organizadora do concurso e também à câmara municipal, para que o presente fato possa ser modificado.

3. Para quem acha que isso não adianta, no concurso para o TRE-PE, em que houveram várias irregularidades, foi a mobilização dos concurseiros que forçou o órgão a tomar a decisão pela anulação do concurso.

4. Apesar da indignação pela ausência da prova prática de taquigrafia, não podemos ficar parados. Quem se interessar em participar de um grupo de estudo para este certame, favor deixar uma mensagem nos comentários dessa postagem, ou enviem um email para claudiotaq@gmail.com.

Um comentário:

  1. Hahahaha, por esse salário? Com curso superior?!
    Estão de sacanagem?

    ResponderExcluir